Popular Posts

Wednesday, December 22, 2010

O Pior e o Melhor de 2010: As novatas.


Caros Amigos do Gpexpert,


Finalizando a nossa saga do pior e melhor de 2010, chegamos as equipes novatas de 2010.

De qualquer forma, foi muito difícil criar este post, pois o que dizer de equipes que simplesmente "andaram nas pistas" durante ano?

Essas equipes, simplesmente, figuraram durante esse ano e nenhum momento ameaçaram a marcar pontos ou tiveram uma grande evolução técnica. Começaram no fim do pelotão e ficaram por lá mesmo até o fim do ano.

Mas não se pode, simplesmente, crucificar essas equipes, pois sem dinheiro, sem oportunidade de treinar e correndo de Cosworth, não da pra esperar nada.

Mas vamos tentar no meio deste abismo que essas equipes ficaram, achar pontos positivos e uma luz no túnel pra elas.


Lotus: Para mim foi a melhor das novatas, andou boa parte do ano, na frente das outras e teve os melhores resultados. Além de ter a pintura mais bonita de 2010.

A equipe pensa em evoluir bastante em 2011, buscou um novo motor (Renault) e o sistema de câmbio da RBR, além de estar desenvolvimento seu túnel de vento.

Tem dinheiro e Tony Fernandez parece ser um cara sério. A equipe malaia parece ter algum objetivo na F1.

Pontos negativos: Esta disputa pelo nome Lotus é pífia, nem esta equipe, nem a Renault-Lotus, são a Lotus que conhecíamos, aquela acabou...Tony Fernandez precisa se concentrar na equipe e não no nome.

A permanência de Kovalainen foi correta, pois ele foi o melhor destas equipes, mas Trulli, pra quê? A equipe precisava de um bom piloto novo ou um piloto experiente excelente. Nem um dos dois casos entra o italiano.


Virgin: Esperava-se que a Virgin fosse a melhor das novatas, mas o excesso de quebras foi o maior vilão do carro nesta temporada. Em alguns momentos, foi mais rápida que a Lotus, mas não tão mais rápida.

O Bom para a equipe, foi a sua compra por um grupo milionário russo, que vai investir muito e parece estar disposto a encarar a F1 como ela é. O Mau é que Lucas di Grassi ficou na mão.


Hispania: A Hispania merece um capítulo a parte neste ano. Há muito tempo não se via uma equipe tão ruim como a Hispania, parecia que estávamos vendo uma Life ou Andrea Moda da década de 90.

Uma equipe que monta seu carro pela primeira vez num fim de semana de corrida, corria sempre sem peças de reposição e leiloava suas vagas não podia estar na F1 no século 21.

Uma equipe que foi multada por deixar um de seus pilotos sair para pista com os cobertores dos pneus, mostra o ambiente e o nível da equipe em 2010.

Esta equipe, sendo pequena, não conseguiu nem despertar a simpatia que as equipes pequenas, como a Minardi, costumam a gerar nas pessoas, que muitas vezes torcem para que elas melhorem.

Ainda pra piorar, fez um grande mal aos pilotos que correram esse ano por ela. Pergunto: o que será de B. Senna, K. Chandhok, C. Klien e S. Yamamoto daqui pra frente?

Pra piorar mais ainda (se é que dá), a equipe, por enquanto, não fez nada ainda de melhorias para 2011, não se sabe de nada do seu projeto, quem correrá, etc...

Resumindo, a bagunça vai continuar...



Aproveito este post pra desejar um Feliz Natal para todos os leitores e colaboradores deste blog, com uma passagem com paz, saúde e tranquilidade...


Até a próxima.

No comments:

Post a Comment