Popular Posts

Tuesday, May 10, 2011

Tyrrell P34a


 
O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
 
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas estressantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.
 
O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época --- o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.
 
Para a temporada de 1978 a Tyrrell apresentou o modelo 008, que retomou a configuração convencional de quatro rodas. Alguns anos depois, quando algumas equipes começaram a cogitar a possibilidade de usar quatro rodas motrizes na traseira --- principalmente a Williams, que chegou a produzir um protótipo ---, a Federação Internacional de Automobilismo alterou o regulamento da F-1 para proibir a participação de carros com mais de quatro rodas na categoria.

 
  • Motor: V8 Ford-Cosworth DFV. 485 hp = 362 kW at 10600 rpm, 363 Nm at 7000 rpm. Top speed 300 km/h 2993 cc V8 naturally aspirated Mid-engined, longitudinally mounted
  • Cambio: Hewland FG400 5 speed (1977: 6 speed) Sequential manual transmission ZF differential
  • Weight 595 kg (1977: 620 kg)
  • Fuel Elf
  • Pneus: Goodyear
  • Primeiro GP GP da Espanha de 1976
  • GPs 30
  • Vitórias 1
  • Pole Positions 1
  • Voltas mais rápidas 3
  • Peso bruto (kg): 587 kg

No comments:

Post a Comment