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Friday, April 8, 2011

GP dos USA de 1991

Grande Prêmio dos Estados Unidos realizado em Phoenix-Arizona a 10 de Março de 1991.

Grid de Largada:

Ayrton Senna (Mclaren-Honda) 1:21.434 - 163,568 Km/h
Alain Prost (Ferrari) 1:22.555 - 161.347 Km/h
Riccardo Patrese (Williams-Renault) 1:22.833 - 160.805 Km/h
Nigel Mansell (Williams-Renault) 1:23.218 - 160.062 Km/h
Nelson Piquet (Benetton-Ford) 1:23.384 - 159.743 Km/h
Jean Alési (Ferrari) 1:23.519 - 159.485 Km/h
Gerhard Berger (Mclaren-Honda) 1:23.742 - 159.060 km/h
Roberto Moreno (Benetton-Ford) 1:23.881 - 158.796 Km/h
Emanuele Pirro (Dallara-Judd) 1:24.792 - 157,090 Km/h
J.J. Lehto (Dallara-Judd) 1:24.891 - 156.907 Km/h
Stefano Modena (Tyrrell-Honda) 1:25.065 - 156.586 Km/h
Martin Brundle (Brabham-Yamaha) 1:25.385 - 155.999 Km/h
Mika Hakkinen (Lotus-Judd) 1:25.448 - 155.884 Km/h
Bertrand Gachot (Jordan-Ford) 1:25.701 - 155.424 Km/h
Pierluigi Martini (Minardi-Ferrari) 1:25.715 - 155.399 Km/h
Saturo Nakajima (Tyrrell-Honda) 1:25.752 - 155.332 Km/h
Nicola Larini (Lamborghini) 1:25.791 - 155.261 Km/h
Ivan Capelli (Leyton House-Ilmor) 1:26.121 - 154.666 Km/h
Eric Bernard (Lola-Ford) 1:26.425 - 154.122 Km/h
Thierry Boutsen (Ligier-Lamborghini) 1:26.500 - 153.988 Km/h
Aguri Suzuki (Lola-Ford) 1:26.548 - 153.903 Km/h
Gabriele Tarquini (AGS-Ford) 1:26.851 - 153.366 Km/h
Mauricio Gugelmin (Leyton House-Judd) 1:26.895 - 153.341 Km/h
Mark Blundell (Brabham-Yamaha) 1:26.915 - 153.253 Km/h
Michele Alboreto (Footwork-Porsche) 1:27.015 - 153.077 Km/h
Gianni Morbidelli (Minardi-Ferrari) 1:27.042 - 153.030 Km/h

Não Classificaram para a Corrida:

Erik Comas (Ligier-Lamborghini) 1:27.159 - 152.824 Km/h
Alex Caffi (Footwork-Porsche) 1:27.519 - 152.196 Km/h
Stefan Johansson (AGS-Ford) 1:27.753 - 151.790 Km/h
Julian Bailey (Lotus-Judd) 1:28.570 - 1:50.390 Km/h
Andrea De Cesaris (Jordan-Ford) 1:52.371 - 118.536 Km/h
Pedro Chaves (Coloni-Ford) 1:52.547 - 118.351 Km/h
Olivier Grouillard (Fondmetal-Ford) 1:53.560 - 117.295 Km/h
Eric Van de Poele (Lamborghini) 1:58.480 - 112.424 Km/h

Senna Vence ne Phoenix - e Larga na Frente no Campeonato.

Na primeira corrida de 1991, Ayrton Senna mostrou o do por que é o principal favorito ao titulo dessa temporada, na largada Senna manteve a ponta seguido de Prost e das Williams de Mansell e Patrese, sem nenhum incidente na largada. Alesi antes de terminar a primeira volta passa Patrese e assumia a 4º posição. enquanto Mansell iria pra cima de Prost, Patrese ficava pressionado por Berger na briga pelo 5º lugar.

Senna nas primeiras 4 voltas já abria uma vantagem tranquila em Relação ao seu preseguidor Alain Prost que tinha abrido um ponco de vantagem em cima de Mansell que vinha um pouo afastado e um pouco longe de Mansell estavam Alesi, Patrese por perto e Berger, e depois a Benetton de Piquet. Eric Bernard na 4ª volta era o primeiro desistente da corrida com o seu modesto Lola-Ford Piquet, Moreno e Modena estavam disputando a 7ª posição de maneira feroz.
Mika Hakkinen que fazia sua estreia com a Lotus, teve problemas e acabou parando na pista, mas conseguindo voltar a corrida, o pega da corrida até aquele momento era a disputa pelo 4º lugar entre o jovem Alesi de Ferrari e o experiente Patrese de Williams, numa feroz briga Alesi conseguia manter a frente de Patrese que não conseguia aproveitar a potência do Renault V10, tanto é que Patrese por pouco não foi para no muro. Já Berger vinha num afastado 6ª lugar e com Piquet, Moreno e Modena se aproximando de Berger para lutar pela posição com o austriaco da Mclaren, voltas antes Brundle tinha problemas na sua parada de troca de pneus.

Enquanto isso Senna estava muito na frente de Prost e companhia, com uma vantagem segura. Naquela altura do campeonato só mesmo o muro poderia impedir a 27ª vitória do piloto brasileiro da Mclaren, em 13 voltas a classificação era: 1. Senna, 2. Prost, 3. Mansell,4. Alesi, 5. Patrese, 6. Berger, 7. Piquet, 8. Moreno, 9. Modena e em 10. Pirro, mas muito longe até do 9º que era Modena, enquanto isso Mika Hakkinen estava tendo uma estreia pra lá de ruim, problemas no seu volante ele teve que ir aos boxes e voltou a pista, totalmente defasado na corrida, que só serviria a partir daquele momento para acumular kilometragem. e Patrese conseguiu depois de algumas voltas de pressão em cima de Alesi passar o francês e assumir o 4º lugar. Morbidelli na volta 15 tinha problemas na sua Minardi M191 e deixava a corrida.
Volta depois foi a vez de Pirro deixar a corrida tambem quando estava na 10ª posição ambos problemas de câmbio. Capelli assumiria a 10º posição, depois em 11º o belga Bertrand Gachot com a debutante equipe Jordan, Nakajima em 12º, Martini em 13º, Boutsen em 14º, Mauricio Gugelmin em 15º, depois Larini com o Lamborghini em 16º, Tarquini em 17º eram os 17 primeiros na corrida, isso depois de 16 voltas.

Mansell continuava sua briga com Prost pela segunda posição, mas ainda sem ameaçar de forma definitiva o francês Prost com a Ferrari, ao contraio, Patrese era que vinha para cima de Mansell querendo o 3º lugar.
Na volta seguinte ambos da Williams se aproximam de Alain Prost pelo segundo lugar. e vinha pela frente 2 retardatalhos que quase complicaram Prost, enquanto isso Berger começava a se aproximar de Alesi.

Na volta 20 na tentativa de ultrapassagem de Patrese a Williams por pouco não perde os dois pilotos da corrida, Patrese passou reto e perdeu muito tempo, por sorte dele havia uma area de scape para consertar. Mansell tambem teve habilidade para não bater em seu companheiro de equipe. Mas ficava mais naquele momento para Alesi e Berger na briga pelo 3º posto. Já Patrese caiu para a 6º posição.

Após 22 voltas. 4 carros já tinham abandonado a corrida, Bernard (Lola) Letho e Pirro (Dallara) e Morbidelli (Minardi). Patrese encostava de novo em Alesi e Berger pela briga do 4º lugar na volta 24, Alesi tentou na reta oposta ultrapassar Berger, só que não conseguiu, era bom ter pontos visiveis de ultrapassagem que tinha nessa pista. A briga continuava sempre na mesma ordem, Alesi, Berger e Patrese, na frente com uma frente segura estava Mansell e longe lá atrás vinha Nelson Piquet.

Na volta 27 a classificação continuava a mesma dos 10 primeiros fazia algumas voltas: Senna, Prost, Mansell, Alesi, Berger, Patrese, Piquet, Moreno, Modena e Capelli.
Patrese recuperava a 5º posição em cima de Berger na volta seguinte e viria a caça de Alesi. Ninguem falava nada de Senna pois ele sobrava na turma , tinha mais de 15 segundos em cima de Prost e ai Senna só administrava a corrida, tão fácil que estava para o Bi-Campeão. Enquanto isso nada acontecia, só uma fritadinha de pneu de Satoru Nakajima que estava no pelotão de trás da corrida. Na volta 34 Hakkinen e Blundell rodavam, sem nenhum tipo de toque ou nada disso, os dois rodaram até em uma sequencia bonita, pena que para Blundell não foi bonita a ponto de continuar na corrida, ele encostou ali mesmo, mas Hakkinen bravamente voltou para a corrida. e Mansell na volta 35 acabava de abandonar a corrida, com problemas de câmbio.

Mansell foi muito gentil com os comissarios de pista e empurrou seu carro até um local seguro. Com isso Senna tinha menos um adversario na corrida para incomodar a a já muito consolidada vitória de Senna, na volta seguinte a do abandono de Mansell, Berger tem problemas e tambem abandona, Pheonix começava a se fazer cruel demais para os equipamentos e que se agradeça pelo tempo não estar ensolarado, se não as coisas seriam bem piores para os equipamentos e o número de quebras seria bem mais dramatica.
Com 36 voltas a classificação mudava e Piquet já estava nos pontos: 1. Senna, 2. Prost, 3.Alesi, 4. Patrese, 5. Piquet. Na sua parada de pits, Nicola Larini que vinha bem com a estreiante Lamborghini tinha problemas na colocação do seu pneu, essa perda de tempo custaria muito caro no final da corrida. Já na frente Alesi e Patrese brigavam duro pela 3ª posição. Na volta 41 marcou o abandono de dois pilotos, Ivan Capelli com a Leyton House e Thierry Boutsen com a Ligier-Lamborghini (mal sabia o fogo que seria a temporada dele, e pensar que estava com um Williams em 90). Alesi fazia sua parada de pit. 15 carros se mantiam na corrida, isso depois do abandono de Alboreto, Prost foi para a sua parada de pits. Mas teve problemas no seu pit que acabou sendo um pit demorado demais, 15 segundos parado. Com 46 voltas completadas: Senna sempre lider, com Patrese em 2º com a Williams, depois vinha a dulpa da Benetton, Piquet e Moreno em 3º e 4º, dois brasileiros e depois Modena com a Tyrrell-Honda V10 em 5º e Prost em 6º.

Senna finalmente nos pits na 47ª volta. e nem sinal de Patrese, já que a vantagem era colossal em relação ao italiano e a todos os outros adversarios, Prost, Alesi, Piquet, Moreno e Modena. e depois os outros mortais na corrida (Nakajima, Suzuki, larini, Tarquini, Martini, Gachot, Brundle e Hakkinen). Faltando 32 voltas para o final da corrida, acidente Patrese rodou e Moreno não conseguiu desviar a tempo de evitar a batida, fim de corrida para ambos, e menos dois na briga. a corrida ficava boa para os experientes Prost e Piquet e quem diria, Modena estava muito bem na corrida.
Senna liderava após 50 voltas, Nelson Piquet em 2º fazendo dobradinha brasileira naquele momento, Alesi em 3º, Modena em 4º e Alesi em 5º. Piquet adotou a tatíca de não parar, por isso estava posicionado na 2ª posição. Agora um problema para os fiscais era o carro de Patrese preso e que poderia provocar um outro acidente, já que estava em posição perigosa na pista. Prost buscava passar Modena, com muito mais carro e pneu o professor conseguiu a ultrapassagem em cima de Modena e assumia a 4ª posição, mas não foi tão facil assim, Modena fez o que pode para ficar na frente de Prost, fechou o Tri-Campeão Prost na primeira tentativa dele, já na outra tentativa Prost conseguiu a ultrapassagem. E depois de tantas tentativas os comissários deixavam o carro de Patrese naquela posição perigosa, e mandou um recado visual para os 13 competidores ainda na corrida, vocês que se danem e se viram para passar por essa dificuldade ai. apesar dos fiscais mostrarem a bandeira amarela para os outros pilotos avisando do perigo.

Muita coisa mudava, menos a 1º posição que era de um só dono, Ayrton Senna.
Na volta 54 quase acontece um acidente com Alesi e com Piquet, Bertrand Gachot acabou rodando na frente de Alesi e voltava na frente de Piquet, e por pouco não provoca mais um acidente com a unica Jordan que largou, já que De Cesaris não largou devido a problemas em seu carro na pré-qualificação. Alesi 2º, Piquet em 3º e Prost em 4º dueavam pelo melhor do resto, Modena em 5º estava na espera pra ver o que sobrava, já que não tinha um equipamento a altura de brigar com Ferrari e Benetton. E depois de muita luta a 22 voltas do final Mika Hakkinen parava sua Lotus e abandonava sua durissima estreia na Formula 1.

Enquanto isso Piquet buscava Alesi, mas Prost vinha mais rapido e buscava o 3º posto da corrida. Para Senna a corrida já tinha acabado, era só levar seu Mclaren-Honda a 1ª vitória no ano de maneira bastante tranquila. Mas o segundo lugar tava bem aberto, Alesi via cada vez mais proxímo Piquet e Prost, uma grande briga estava por vir pelo 2º lugar. Mas Alesi parece ter errado a marcha e perdeu posições para Piquet e Prost, já Prost colocou por dentro e passou Piquet e assumiu o 2º lugar. Mas se viu depois de meia volta que Alesi não errou nada não, o seu carro já vinha com problemas e começou a andar devagar.

E restando umas 10 voltas para o final de corrida Alesi viria o sonho de terminar bem acabar com o fumo do motor, tanto é que Modena chegava nele. e apesar do melhor carro, o motor já impossibilitava ele de ficar muito tempo na frente do italiano da Tyrrell.

Na volta 71 a classificação era: Senna, Prost, Piquet, Alesi (com sérios problemas de motor?) e Modena os 5 primeiros. e a 10 voltas do final Modena iria para a 4 ºposição e o carro de Alesi acabava indo para o espaço, mesmo assim Alesi tentaria chegar com o carro para quem sabe ficar ainda em 5º lugar, posição que ele tinha nesse momento. Mas na volta seguinte Alesi acabou abandonando e assim deixando a corrida, um desastre para quem fazia uma corrida tão boa, em 2º lugar até acusar problemas em seu carro, na frente de feras como Piquet e Prost. Modena estava em 4º e Nakajima que vinha de trás ficou queto, não querendo nada aparecendo em 5º lugar e Aguri Suzuki mantendo a boa forma de 1990 ficava com a 6º posição com seu Lola-Ford logo depois de Martini acabava abandonando a corrida, e vinha para um otimo sexto lugar e junto, na mesma volta o belga Bertrand Gachot e curiosamente pararam na mesma posição. com isso Suzuki Ficava com o 6º lugar após lagar da nebruosa 21ª posição de grid de largada, Já Larini estava em 7º lugr, aquele tempo perdido na sua parada acabou fazendo perder a chance de lutar pelo pontinho na estreia da Lamborghini como equipe. em 8º estava o lutador Gabriele Tarquini com a nanica AGS, mas de resto, não houve mais nada na corrida. Senna só administrou a sua enorme vantagem e venceu, com Prost em 2º com a Ferrari e Piquet numa corrida de paciência chegando em 3º.
Modena tambem merece parabéns por ter feito corrida tão boa chegando em 4º a apenas 8 segundos atrás de Piquet e 9 Atrás de Ferrari, Nakajima conseguia 2 pontos após largar de 16ºLugar (e falam que ele é ruim, tá longe disso o Naka Sam) e Suzuki (outro japonês bom!) terminava em 6º apenas 9 viram a bandeirada, sendo que acabou classificados 12 carros, pois eles completaram 90% de corrida.


Extensão da Pista e Número de Voltas 3,721 m e 81 Voltas
Pole Position Ayrton Senna 1'21"434
Volta mais rápida Jean Alesi 1'26"758
Líder por volta Ayrton Senna - 1ª à 81ª
Pilotos que concluíram a prova 12
Abandonos 14


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