Popular Posts

Saturday, April 23, 2011

Minardi M197 - Jarno Trulli (1997)



Esta miniatura é da marca Onyx.

Em 1997 a Minardi optou por conceber um novo carro para a temporada de Formula 1: o Minardi M197. Os designers responsáveis pelo M197 foram Gabriele Tredozi e Mauro Gennari. A Minardi foi uma das cinco equipes que em 1997 deixou de utilizar pneus Goodyear para passar a utilizar os pneus Bridgestone. O motor utilizado era o Hart.


Os dois pilotos iniciais utilizados pela Minardi em 1997 foram os seguintes: o japonês Ukyo Katayama e o italiano Jarno Trulli. No caso de Katayama, o japonês estava a fazer a sua última temporada na F1, no caso de Trulli, era a sua estreia na categoria. No entanto, Jarno Trulli apenas esteve na Minardi durante os primeiros 7 GP’s da temporada. Depois foi contratado pela Prost para substituir Olivier Panis, que tinha partido as duas pernas num acidente no GP do Canadá. Para o lugar de Trulli entrou o brasileiro Tarso Marques, que aliás, já tinha efetuado alguns GP’s pela Minardi no ano anterior.

A temporada de 1997 da Minardi foi fraca e os resultados obtidos pelo M197 pouco menos foram que medíocres. Não conseguiu nenhum ponto e o M197 andou sempre ou quase sempre nos últimos lugares, quer na qualificação quer em prova, onde raramente terminou nos 10 primeiros lugares.
A miniatura que hoje apresento é o Minardi M197 de Jarno Trulli de 1997.

Jarno Trulli nasceu a 13 de Julho de 1974 em Francavilla (Itália?). A sua estreia na Formula 1 aconteceu no GP da Austrália em 1997. Em 2009, Trulli irá cumprir a sua 13ª época na Formula 1. Neste momento tem 199 participações em GP’s, tendo apenas vencido um (GP do Mónaco de 2004 pela Renault). Tem 3 pole-positions e 8 pódios. O seu percurso na Formula 1 é o seguinte: Minardi (1997), Prost (1997 a 1999), Jordan (2000 a 2001), Renault (2002 a 2004) e Toyota (2005 a 2008).

No comments:

Post a Comment