A coluna post do leitor desta segunda foi enviada por André Dos Santos eleencontrou em uma de suas revistas o que seria uma Williams sem restrições de regulamento.
Estava dando uma olhada em algumas revistas de alguns anos atrás que estavam juntando poeira em meu guarda-roupa e achei uma edição da revista Racing (mais precisamente a nº 136 - 2ª quinzena de janeiro de 2004) com uma matéria muito legal. Na seção F1 Racing (material da revista inglesa que a Racing publicava - ou publica ainda, sei lá, fazem anos que não tem Racing aqui nas bancas), os projetistas da Williams fizeram um projeção de como seria um F1 liberado das regras da época e depois confrontaram com os dados do FW25 (carro da Williams em 2003).
De acordo com as projeções feitas pelos engenheiros da Williams, em uma volta no circuito de Silverstone, o FW25 tomaria 13 segundos do Máximo Williams!!! Ou seja, enquanto o FW25 registrava o tempo de 1min18s998, o Máximo Williams registraria 1min05s888. Só para efeito de comparação (já que os motores em 2003 eram V10 e em 2007 V8 e as regras do treino classificatório também eram diferentes), a pole do ano passado, foi feita em 1mim19s997 por Lewis Hamilton.
De acordo com os projetistas, o carro teria tração nas quatro rodas traseiras, efeito solo, TCV (transmissão continuamente variável), saias deslizantes, suspensão ativa e direção assistida inteligente.
Alguns comparativos entre o FW25 e o Williams Máximo:
Velocidade
Curva Becketts(vel. final na tangência em Km/h): FW25 184,4 - WMáx 262,4
Curva Bridge(vel. final na tangência em Km/h): FW25 265,6 - WMáx 288,1-Aceleração Lateral
Curva Becketts(em g): FW25 +3.44 seguido de -3.42 - WMáx +5.75 seguido de -5.96
Curva Bridge(em g): FW25 3.73 - WMáx 4.38
Perguntas que não querem calar: Com as constantes evoluções que acontecem a cada ano, que tempo será que o carro estaria registrando nos dias de hoje? A aerodinâmica estaria muito diferente desta ou estaria igual a um porco-espinho como os carros atuais?
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