Popular Posts

Wednesday, September 14, 2011

As falcatruas do B194

Sobre as falcatruas no carro da Benetton de 1994, ano do primeiro título de Michael Schumacher. Algumas ficaram só na desconfiança, mas outras ficaram comprovadas, a começar pela primeira prova daquele ano, aqui no Brasil. Como era a primeira corrida da volta do reabastecimento, a Benetton veio para Interlagos com irregularidades na mangueira de abastecimento, com uma capacidade muito maior de colocar gasolina no tanque. O Ayrton Senna ficou perdido na prova ao ver Schumacher retornar para a pista em muito tempo menos. Senna abriu na primeira parte do GP do Brasil, mas viu Schumacher ficar disparado na liderança depois da metade da corrida. Desesperado para tentar diminuir a distância, Senna rodou na curva da Junção e abandonou.

A Benetton B194 usava também disfarçadamente dispositivos eletrônicos e um controle de tração, proibidos naquela temporada. A FIA fez vistas grossas no começo da temporada prevendo que o campeonato seria um passeio de Senna. Depois de ficar sem o brasileiro, o Mundial se tornou monótono, com Schumacher disparado na frente. A partir daí, a FIA encontrou desculpas esfarrapadas para punir alemão, que ficou inclusive fora de duas provas. Naquele momento do ano, a Benetton já havia retirado as falcatruas do carro.

No comments:

Post a Comment