GP do Bahrein de 2011 está cancelado. Teremos ele em outra data nessa temporada? |
Hoje deveríamos ter tido a abertura da temporada 2011, mas por confrontos políticos no Bahrein a etapa acabou sendo cancelada. Bernie Ecclestone ainda luta para tentar trazer a etapa bareinita de volta ao calendário para ainda esta temporada.
Esta não é a 1ª vez que uma corrida de Fórmula 1 é cancelada. O GP da Argentina, por exemplo, foi cancelado duas vezes, em 1976 e 1982, e por motivos bem semelhantes ao que levaram o cancelamento do GP do Bahrein. Em 1976 a prova estava marcada para o mês de janeiro e foi cancelada por falta de segurança já que o país vivia em meio a uma guerrilha urbana, e medo de um golpe de estado que viria a acontecer dias depois do cancelamento. Já em 1982 o GP da Argentina foi cancelado por motivos financeiros, já que o país vivia seus últimos dias sobre o regime militar.
Jochen Rindt venceu o GP da Alemanha de 1970 |
Houveram corridas que foram canceladas pela falta de segurança. Em 1955 o mundo do automobilismo ficou chocado com o acidente de Pierre Levegh nas 24 horas de Le Mans e algumas provas da fase final da Fórmula 1 foram canceladas. Em 1970 o GP da Alemanha não foi cancelado, mas os organizadores decidiram mudar a prova de Nurburgring para Hockenheim para dar mais segurança aos pilotos.
O GP da Europa também foi transferido em 1985, o plano inicial era que a prova fosse realizada na ruas de Roma na Itália passando por pontos conhecidos da cidade, como o Obelisco e a Piazza Marconi. Sem apoio político, os órgãos de automobilismo da Itália anunciaram o cancelamento da corrida. O GP da Europa de 1985 foi realizado em Brands Hatch.
No mesmo ano de 1985 o GP da Bélgica foi adiado de maio para setembro devido ao estado de asfalto que descascou depois do primeiro dia de treinos. Em 2007 aconteceria algo semelhante no GP do Canadá, mas os organizadores fizeram uma operação tapa-buracos e a prova canadense aconteceu normalmente.
A briga em FOCA (Formula One Constructors Association, em português: Associação de Construtores da Fórmula 1) e FISA (Fédération Internationale du Sport Automobile, em português: Federação Internacional de Esportes Automobilísticos) causou boicotes ao GP de Espanha de 1980, que acabou por não contar para o campeonato do Mundo, ao GP da África do Sul de 1981, que acabou por ser considerado como uma corrida rebelde, e ao GP de San Marino de 1982, que estranhamente foi um evento válido para a FISA.
Mansell comemora a vitória em Brands Hatch e Prost vibra com seu 1º título |
Em 1983 Bernie Ecclestone anunciou um GP em Nova Iorque, o local escolhido foi o Flushing Meadows, um enorme parque que havia boas linhas de metrô, um enorme estacionamento e proximidade com o Aeroporto de LaGuardia. O circuito passaria por dentro dele, exatamente como acontece em Melbourne hoje em dia. A população insatisfeita com o uso do parque para uma corrida de carros, protestou contra a corrida. E o GP de Nova York foi cancelado a apenas 3 meses de sua realização. No lugar, entrou o GP da Europa, realizado em Brands Hatch. Em 1985 Bernie anunciou outro GP no mesmo local, que foi também cancelado.
Prost liderou a dobradinha com Lauda no GP de Portugal de 1984 |
Esses cancelamentos rederam uma história curiosa, o GP de Portugal em Estoril começou a ser realizado depois do cancelamento do GP da Espanha de 1984 que seria realizado nas ruas de Fuenrrírôla. A prova nas ruas espanholas chegou a ser confirmada em quatro datas diferentes: 29/4, 23/9, 7/10 e 21/11 daquele ano, mas acabou cancelada por atraso nas outra decorrente de problemas financeiros. Com isso o GP de Portugal começava a ser realizado em 1984 substituindo a prova espanhola.
Villeneuve comemora o título de campeão em Jerez |
O GP de Portugal sofreria o mesmo mal anos depois. Em 1997 o circuito teria de passar por uma grande reforma, modernizando boxes e arquibancadas, para continuar na categoria. Com a falta de incentivos financeiros as obras não progrediram e a etapa foi substituída pelo GP da Europa realizado em Jerez de La Frontera.
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