Há 51 anos atrás nascia um dos maiores pilotos que a Fórmula 1 já viu: Ayrton Senna.
Esse post pode ser encarado como uma homenagem subliminar, pois irei falar sobre um carro que marcou época na Fórmula 1 no fim dos anos 80, e principalmente, deu o primeiro título de pilotos a Senna. Trata-se da Mclaren MP4-4, utilizado na temporada de 1988.
Visão do Cockpit da Mclaren MP4-4
Esse carro era novo na época. A Mclaren tinha duas novidades para esse carro: o motor Honda, que veio no lugar da TAG-Porsche e Ayrton Senna, substituindo Stefan Johansson, como companheiro de Alain Prost para essa temporada. Quanto ao carro, foi construido pouco tempo depois que a Mclaren acertou com a Honda para fornecimento de motores. Como em 89 iria ser banido os motores turbo,em 88, a Honda desenvolveu um motor turbo de 685 cv e com um consumo máximo de 150 litros de gasolina, sendo que antes era de 195 litros. Uma das inovações dessa carro é suspensão dianteira (toda a suspensão era independente), que foi toda embutida no chassi e o câmbio de 6 marchas, que foi colocado em uma posição mais baixa para beneficiar a aerodinâmica.
Os pilotos eram o então bicampeão mundial Alain Prost (com o carro n°11), Ayrton Senna (com o carro n°12) e o piloto de testes, o italiano Emanuele "es"Pirro (trocadilho infame hehe)
O projeto contou com a assinatura de Gordon Murray e tem uma semelhança com o Brabham BT55 (usado na temporada 86), porém o carro da Mclaren foi muito bem sucedido.
Brabham BT55, utilizado na temporada de 1986...
e a Mclaren Mp4-4 usada na temporada de 1988. Ambas tem um perfil baixo.
Ayrton Senna, com o carro n° 12...
e Alain Prost com o carro n°11...
dominaram (literalmente o campeonato de 88), com o título em favor do brasileiro.
e a Mclaren Mp4-4 usada na temporada de 1988. Ambas tem um perfil baixo.
Bem, estatisticamente falando, esse carro dominou literalmente a temporada 88. Em 16 corridas, obteve 15 vitórias, 15 pole-positions, 10 melhores voltas, 25 pódios, 27 presenças na 1° fila e 199 pontos conquistados, culminando com o título mundial a Ayrton Senna (com 8 vitórias) e o vice campeonato para Alain Prost (7 vitórias). A única vez em que eles não venceram foi no Gp da Itália, em que foi marcada pela dobradinha da Ferrari, com Berger em 1° e Alboreto em 2° , e consequentemente homenageando a Enzo Ferrari, que morreu pouco antes desse fato.
Ayrton Senna, com o carro n° 12...
e Alain Prost com o carro n°11...
dominaram (literalmente o campeonato de 88), com o título em favor do brasileiro.
No comments:
Post a Comment