O R26 é o modelo da Renault da temporada de 2006 da F1. Foi guiado por Fernando Alonso e Giancarlo Fisichella. Vindo do título de construtores e de pilotos, em 2005, a equipe manteve a hegemonia e tanto a equipe como Fernando Alonso, conquistaram o bicampeonato.
O carro em si, projetado por Bob Bell teve como grande trunfo a sua confiabilidade. O chassis R26-03, pilotado por Alonso terminou todas as corridas do ano sem precisar ser substituído, algo que costuma acontecer durante o ano. Outro grande diferencial da equipe foram os polêmicos amortecedores de massa, os Mass Damper System que absorviam eletrônicamente vibrações das os pneus, distribuiam melhor o peso entre os dois lado do carro e consequentemente reduzia o desgaste dos pneus, além de ganhar cerca de 3 décimos por volta . Só que esse aparato foi proibido em no Grande Prêmio da Alemanha e a Renault quase perdeu o rumo com essa restrição, mas no fim das contas Alonso e a equipe sagraram-se vitoriosos
Durante a primeira parte da temporada a equipe foi superior as demais, e em nove corridas a equipe já tinha sete vitórias. Na segunda parte a Renault viu crescer a rival Ferrari, que subiu de produção com o desenvolvimento do 248 F1. No GP da China, Alonso viu sua vantagem ir para os ares e, após esta etapa, o campeonato estava empatado entre ele e Michael Schumacher. Na etapa seguinte, a sorte volta para Alonso e o carro de Schumacher quebra, quando este liderava, fazendo com que a disputa do campeonato estivesse quase definida, pois a diferença estava em 10 pontos para a etapa decisiva, o GP do Brasil. No Brasil, se confirma as expectativas e a equipe e Alonso conquistam os títulos de construtores e de pilotos, respectivamente
- Fabricante e designação do motor: Renault RS26 tipo: V8
- Deslocamento cc: 2398
- Transmissão: Renault-Semi-auto 7 velocidades
- Rodas: OZ Racing
- Pneus: Michelin
- Peso kg: 600 - Incluindo Piloto e câmeras de TV
- Designer: Bob Bell, Tim Densham
No comments:
Post a Comment