Eu tenho uma sessão em meu blog o Schelb F1 Team, chamada Grandes Mestres, nela eu falo sobre pilotos, chefes de equipes e outras pessoas que foram parte importante da história da Fórmula 1.
A partir de agora, sempre que eu postar essa sessão lá, postarei aqui também.
E a primeira foi sobre meu maior ídolo nas pistas. Aquele que, em minha opinião, foi o piloto mais completo de todos os tempos: Nelson Piquet.
Nelson Piquet Souto Maior nasceu no dia 17 de agosto de 1952, na cidade do Rio de Janeiro, mas logo cedo se mudou para Brasília, já que seu pai, Estácio Gonçalves Souto Maior, era deputado federal, e foi ministro da saúde, no governo do Presidente João Goulart.
Na infância e início da adolescência, Nelson foi um bom tenista, inclusive vencendo torneios nessa época. Ele jamais abandonaria esse esporte, tanto que, o desenho de seu capacete, é uma bola de tênis estilizada.
Na infância e início da adolescência, Nelson foi um bom tenista, inclusive vencendo torneios nessa época. Ele jamais abandonaria esse esporte, tanto que, o desenho de seu capacete, é uma bola de tênis estilizada.
Contra a vontade de seu pai, aos 14 anos começa a correr de kart. Dessa época, existe uma história bem curiosa. Como o pai de Nelson não aprovava sua carreira de piloto, ele começou a correr usando o sobrenome de sua mãe, mas escrito Piket, de forma errada, para que sua família não desconfiasse. Em 1971 e 1972, se sagrou Bi-campeão Brasileiro de kart. Nessa época, Piquet trabalhava na oficina de seu amigo Alex Dias Ribeiro (que também foi piloto e chegou à Fórmula 1), e adquiriu grande conhecimento de mecânica, o que foi muito importante para seu desenvolvimento como piloto.
Com o amigo Roberto Moreno nos tempos do kart
Em 1976, foi Campeão da Fórmula Super Vê, categoria de monopostos com motor Volkswagen 1600, e no ano seguinte foi para a Europa, disputar o Europeu da Fórmula 3. Em 1978 se sagra campeão da Fórmula 3 Inglesa, que era o principal campeonato de F3 do mundo. No mesmo ano faz sua estréia na Fórmula 1, com um teste na pequena BS Fabrications, que corria com um chassi McLaren M23. Faz sua estréia em corridas no Grande Prêmio da Alemanha de 1978, pela Ensigne, mas disputaria três provas com o M23 da BS Fabrications. No Grande Prêmio do Canadá, ainda em 1978, faz sua estréia pela Brabham, ao lado do então Bi-campeão Mundial Niki Lauda, e de John Watson (Piquet correu com terceiro carro da equipe, com o número 66). Era o início de uma parceria vitoriosa com a equipe de Bernie Ecclestone.
Fórmula Super Vê
Fórmula 3 britânica
Em 1979, é confirmado como titular na Brabham, junto com Lauda, que abandonaria, temporariamente, a categoria, antes do fim da temporada. Terminaria o ano em 15º, com 3 pontos. Em 1980, Nelson chega à sua primeira vitória, no dia 30 de março, no Grande Prêmio do Oeste dos EUA, em Long Beach. Vence mais duas corridas, o GP da Holanda, em Zandvoort, e o GP da Itália, Ímola, chegando ao vice-campeonato no fim da temporada.
Em 1981 o momento de consagração: com três vitórias (Argentina, San Marino e Alemanha), Piquet se sagra Campeão Mundial de Fórmula 1, numa intensa disputa com Carlos Reutemann, vencendo o já veterano argentino por apenas um ponto.
Em 1981 o momento de consagração: com três vitórias (Argentina, San Marino e Alemanha), Piquet se sagra Campeão Mundial de Fórmula 1, numa intensa disputa com Carlos Reutemann, vencendo o já veterano argentino por apenas um ponto.
Em 1982, Piquet começa o ano ainda com modelo do ano anterior da Brabham, o BT49 D/Ford –Cosworth. Com esse carro, vence o GP do Brasil, em Jacarepaguá, mas sua vitória é cassada, porque seu carro estava abaixo do peso. O pivô dessa situação foi o lendário sistema de refrigeração a água dos freios do carro, uma pequena artimanha de Piquet e seu engenheiro, Gordon Murray. Quando o carro era pesado, antes da prova, eles enchiam o reservatório do sistema. À medida que o sistema era usado, o nível da água diminuía, deixando o carro mais leve que os demais. No final da corrida era feita a reposição dos fluídos (o que era permitido pelo regulamento da época), e o carro voltava a ter o peso mínimo permitido.
A partir do GP da Bélgica, em Zolder, é utilizado o modelo BT 50, com motor BMW turbo, e Nelson obtém sua única vitória no ano, no GP do Canadá, terminando a disputadíssima temporada de 1982 em 11º lugar
Em 1983 Nelson volta ao topo, vencendo os GPs do Brasil, Itália e Europa, sagrando-se Bi-campeão Mundial. Igualando o feito de Emerson Fittipaldi. Sendo, também, o primeiro piloto a ser campeão utilizando um carro com motor turbo.
O lindo BT52/BMW, de 1983, ano de seu bi-campeonato
Em 1984, uma temporada meio frustrante, com constantes abandonos por problemas mecânicos, mas com duas vitórias: Canadá e Leste dos EUA. No Canadá ocorre a famosa cena de Piquet mostrando o pé, queimado pelo radiador de óleo que ficava no bico do carro, para Lauda e Prost, no pódio. Como saldo final do ano, o 5º lugar no Mundial.
Em 1985, com problemas de desenvolvimento de pneus, Piquet consegue somente uma vitória, na França, terminando o ano em 8º lugar.
No final desse ano, Nelson encerra sua vitoriosa parceria com a Brabham e ruma para a Williams.
A Williams era a grande equipe do momento, tinha um ótimo carro, o FW11, e os espetaculares motores Honda Turbo, que se não eram os mais potentes (perdiam um pouco para os Renault Turbo da Lotus), eram os mais eficientes e confiáveis.
E é lá que Nelson inicia a maior rivalidade de sua carreira, com o inglês Nigel Mansell.
A equipe tinha tudo na mão para engolir a concorrência, mas por problemas de relacionamento entre os pilotos (e pelo favorecimento que a maior parte do time deu a Mansell), ambos perdem o Campeonato para Alain Prost, numa McLaren que vinha com um conjunto de chassis e motor já bastante defasado. Nesse ano Piquet faz aquela que é considerada por muitos como a mais bela ultrapassagem da história da Fórmula 1. Foi no GP da Hungria, sobre Ayrton Senna. Numa pista em que praticamente não existem pontos de ultrapassagem, Nelson joga o carro de lado na curva 1 e ultrapassa um atônito Senna, que, com certeza, não esperava por aquilo. Mesmo com quatro vitórias no ano, Piquet termina em 3º lugar.
Mas em 1987 a história seria outra.
Se a Williams dominou toda a temporada de 1986, mas não levou o caneco, em 1987, Piquet e Mansell não deixariam que isso se repetisse.
Piquet sofreu um grave acidente logo no início do ano, em um teste no circuito de Ímola, na mesma curva Tamburello que se tornaria famosa pela morte de Ayrton Senna. “Depois desse acidente, minha visão nunca mais foi a mesma, e eu perdi uma parte da noção de profundidade”, declarou Piquet anos depois. Mesmo assim, Piquet e Mansell disputaram o título corrida a corrida – e Piquet, para driblar o alegado favorecimento da equipe ao inglês, lançou mão de suas conhecidas artimanhas, como testar com uma configuração ruim do carro, que muitas vezes seria copiada pelos mecânicos de Mansell, e alterá-la completamente minutos antes do treino ou da corrida.
Nos treinos para o GP da Itália, em Monza, o piloto brasileiro estréia a suspensão ativa. Consegue a pole, e também vence. Na prova seguinte, o novo componente é colocado no carro do piloto inglês, mas ele não consegue um acerto adequado. Para não favorecer apenas um lado, a equipe Williams resolve retirar a suspensão dos dois carros. A alegação é que o novo componente não estava totalmente pronto para enfrentar uma corrida e que seria muito arriscado colocar uma nova tecnologia sem ainda ter uma certeza plena de que ela seria melhor e mais resistente que a suspensão tradicional. A verdade é que Mansell não entendia o funcionamento correto dela, diferente do Piquet que tirava máximo proveito. Resultado: na reta final, os dois carros voltam para a suspensão convencional em condições iguais. Nos GPs da Espanha e México, Mansell vence com Piquet em quarto e segundo lugar respectivamente. O brasileiro vai para o Japão com 12 pontos de vantagem. Nos treinos oficiais, no circuito de Suzuka, na ânsia de superar o tempo do seu companheiro de equipe, Mansell sofre um forte acidente, embora não o tenha causado ferimentos sérios, deixou-o sem condições para disputar a prova, e Piquet sagrou-se tricampeão mundial por antecipação.
Nos treinos para o GP da Itália, em Monza, o piloto brasileiro estréia a suspensão ativa. Consegue a pole, e também vence. Na prova seguinte, o novo componente é colocado no carro do piloto inglês, mas ele não consegue um acerto adequado. Para não favorecer apenas um lado, a equipe Williams resolve retirar a suspensão dos dois carros. A alegação é que o novo componente não estava totalmente pronto para enfrentar uma corrida e que seria muito arriscado colocar uma nova tecnologia sem ainda ter uma certeza plena de que ela seria melhor e mais resistente que a suspensão tradicional. A verdade é que Mansell não entendia o funcionamento correto dela, diferente do Piquet que tirava máximo proveito. Resultado: na reta final, os dois carros voltam para a suspensão convencional em condições iguais. Nos GPs da Espanha e México, Mansell vence com Piquet em quarto e segundo lugar respectivamente. O brasileiro vai para o Japão com 12 pontos de vantagem. Nos treinos oficiais, no circuito de Suzuka, na ânsia de superar o tempo do seu companheiro de equipe, Mansell sofre um forte acidente, embora não o tenha causado ferimentos sérios, deixou-o sem condições para disputar a prova, e Piquet sagrou-se tricampeão mundial por antecipação.
Na última corrida, o GP da Austrália, em Adelaide, o piloto inglês não aparece. Acabou sendo substituído pelo italiano Riccardo Patrese.
Williams FW11B/Honda, Piquet tri-campeão, 1987
Em 1988, Piquet se transfere para a Lotus, com um contrato milionário e apoio da Honda, que troca a Williams pela McLaren e pela antiga equipe de Colin Chapman.
Mas a Lotus não consegue um bom resultado com o modelo 100T, que não alcança um bom desempenho na temporada, mesmo com o ótimo motor da Honda. Segundo Nelson o grande problema do carro era o excesso de torção na parte traseira do chassi.
Em 1989 a coisa piora mais ainda, com a perda dos motores Honda, restando à Lotus utilizar os fraquíssimos Judd, chegando ao ponto de Piquet não conseguir se classificar para o GP da Bélgica.
Mas a Lotus não consegue um bom resultado com o modelo 100T, que não alcança um bom desempenho na temporada, mesmo com o ótimo motor da Honda. Segundo Nelson o grande problema do carro era o excesso de torção na parte traseira do chassi.
Em 1989 a coisa piora mais ainda, com a perda dos motores Honda, restando à Lotus utilizar os fraquíssimos Judd, chegando ao ponto de Piquet não conseguir se classificar para o GP da Bélgica.
Desiludido com a Lotus, Piquet se manda para a Benetton, que se não tinha um grande motor (corria com os Ford-Cosworth HBA4 3.5 V8), contava com um excelente chassi, o que permitiu a Nelson vencer duas corridas na temporada, o polêmico GP do Japão (fazendo dobradinha com seu velho amigo Roberto Moreno, também da Benetton), e o GP da Austrália.
Em 1991, ainda na Benetton, Nelson obteve sua última vitória na F-1 no Grande Prêmio do Canadá, e também em cima de Mansell – a quem Piquet se referia ironicamente como “o idiota veloz”. O inglês liderava com mais de 50 segundos e, na última volta, já acenando para os torcedores, começou a andar lento. Por causa disso, o alternador não gerou energia suficiente para abastecer toda a eletrônica embarcada do Williams e o carro simplesmente “morreu”. Após a vitória, Piquet passou pelo carro parado de Mansell acenando para o rival. Depois declarou que quando viu o carro do piloto inglês parado naquele momento “quase teve um orgasmo”. Neste mesmo ano, a Benetton substituiu Roberto Moreno por Michael Schumacher, patrocinado pela Mercedes-Benz, que até então havia disputado apenas sua corrida de estréia na Fórmula 1. Insatisfeito com as perspectivas da sua equipe para a temporada de 1992, já que o novo motor Ford Cosworth não era suficientemente potente para deixá-lo em condições de voltar a brigar por títulos, Piquet, já com 39 anos de idade e 204 GPs no currículo, decidiu abandonar a categoria máxima do automobilismo após chegar em 4º lugar no chuvoso Grande Prêmio da Austrália. Encerrou sua carreira na principal categoria em 6º lugar com 26.5 pontos.
Em 1991, ainda na Benetton, Nelson obteve sua última vitória na F-1 no Grande Prêmio do Canadá, e também em cima de Mansell – a quem Piquet se referia ironicamente como “o idiota veloz”. O inglês liderava com mais de 50 segundos e, na última volta, já acenando para os torcedores, começou a andar lento. Por causa disso, o alternador não gerou energia suficiente para abastecer toda a eletrônica embarcada do Williams e o carro simplesmente “morreu”. Após a vitória, Piquet passou pelo carro parado de Mansell acenando para o rival. Depois declarou que quando viu o carro do piloto inglês parado naquele momento “quase teve um orgasmo”. Neste mesmo ano, a Benetton substituiu Roberto Moreno por Michael Schumacher, patrocinado pela Mercedes-Benz, que até então havia disputado apenas sua corrida de estréia na Fórmula 1. Insatisfeito com as perspectivas da sua equipe para a temporada de 1992, já que o novo motor Ford Cosworth não era suficientemente potente para deixá-lo em condições de voltar a brigar por títulos, Piquet, já com 39 anos de idade e 204 GPs no currículo, decidiu abandonar a categoria máxima do automobilismo após chegar em 4º lugar no chuvoso Grande Prêmio da Austrália. Encerrou sua carreira na principal categoria em 6º lugar com 26.5 pontos.
Em 1992, Piquet decidiu correr as 500 Milhas de Indianápolis, com um Lola-Buick da equipe Menards. Rapidamente se destacou como o mais rápido entre os estreantes. Mas, em um dos treinos, um furo lento num pneu fez o carro rodar a toda velocidade na curva 4 e se espatifar de frente na mureta de proteção do circuito. Além de traumatismo craniano e lesão torácica, Piquet sofreu fraturas múltiplas nas pernas e nos pés, em que perdeu dois dedos. Várias cirurgias no Hospital Metodista de Indianápolis reconstruíram os membros inferiores, mas deixaram seqüelas que obrigaram o brasileiro a abandonar as categorias de monopostos. Mesmo assim, Piquet voltou a Indianápolis para a corrida de 1993, pela mesma equipe, mas foi obrigado a abandonar por problemas de motor.
Desde então, Piquet corre apenas por prazer em eventos como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Spa-Francorchamps, e em provas de Turismo como a Mil Milhas Brasileiras, que, aliás, venceu duas vezes – a última em 2006, dividindo um Aston Martin DBR9 com Hélio Castroneves, Christophe Bouchut e Nelson Ângelo Piquet.
Desde então, Piquet corre apenas por prazer em eventos como as 24 Horas de Le Mans e as 24 Horas de Spa-Francorchamps, e em provas de Turismo como a Mil Milhas Brasileiras, que, aliás, venceu duas vezes – a última em 2006, dividindo um Aston Martin DBR9 com Hélio Castroneves, Christophe Bouchut e Nelson Ângelo Piquet.
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