O Campeonato de 1974 chegou a sua quinta etapa. Clay Regazzoni liderava com 16 pontos, seguido por Niki Lauda com 15 e Emerson, com 13.
Os vencedores das etapas anteriores foram, Hulme, Emerson, Reutemann e Lauda.
A equipe McLaren foi agraciada com um enorme prejuízo antes da prova.
O caminhão que transportava os carros do time envolveu-se em um acidente de estrada.
Um automóvel, com dois espanhóis, andava na contramão e chocou-se de frente contra o caminhão.
Os dois espanhóis morreram na hora, o que ocasionou a retenção do caminhão e dos mecânicos da McLaren. A polícia só liberou o caminhão e o motorista as vésperas do Grande Prêmio da Bélgica.
Os treinos.
Os melhores classificados no treino de sexta-feira foram: Hunt ( Hesketh ), Lauda (Ferrari ), Regazzoni ( Ferrari ), Peterson ( Lotus ) e Emerson ( McLaren ).
Sábado.
Emerson, tentando maior velocidade na grande reta de Nivelles, diminuiu bastante o ângulo do aerofólio traseiro.
Depois dos treinos de sábado, para espanto geral, a cronometragem oficial apontou Clay Regazzoni como o pole position.
Era um absurdo. A própria Ferrari reconhecia que Regazzoni tinha obtido apenas o 9º tempo. Os protestos foram inúteis.
A direção da prova manteve a classificação da cronometragem oficial.
Regazzoni ganhou a pole. Ao seu lado, largaria Scheckter ( Tyrrell ).
Em seguida, Lauda ( Ferrari ), Emerson ( McLaren ) Peterson ( Lotus ) e Beltoise (BRM ).
Domingo. A Largada.
Regazzoni pulou na frente, seguido por Scheckter.
Emerson Fittipaldi, contrariando o seu histórico, largou muito bem e conquistou a terceira posição de Lauda. No final da reta, Scheckter tentou passar Regazzoni. Retardou a freada ao máximo e errou. Travou tudo.
Entrou de lado na curva e, não só desperdiçou a oportunidade de ultrapassar Regazzoni, como perdeu a segunda posição para Emerson.
A primeira volta foi completada com Regazzoni, Emerson, Scheckter, Lauda, Peterson, Hunt e José Carlos Pace ( Surtees ).
As voltas seguintes apresentaram uma divisão da corrida em dois blocos. O primeiro ia até o sexto colocado, James Hunt.
O segundo era liderado pôr José Carlos Pace. Moco fazia o impossível ao volante do Surtees.
O desempenho notável da primeira turma fazia abrir um intervalo enorme para a segunda.
A Ferrari de Regazzoni estava muito rápida na reta.
Ele abria grande distância para Emerson, que só conseguia descontar parte dela no miolo do circuito.
A diferença, portanto, aumentava. Na volta número 20, Niki Lauda, comprovando a boa fase da Ferrari, assumiu a terceira posição ao ultrapassar Scheckter.
Emerson Fittipaldi exibia o melhor da sua técnica.
Sem errar, o brasileiro encostava na Ferrari de Regazzoni no miolo do circuito. Tornava a perder distância na reta. Menos, porém. Cada vez menos.
Emerson grudava em Regazzoni nas curvas de baixa e média velocidade e entrava na reta pegando o vácuo da Ferrari.
A grande reta era engolida pelos dois carros, praticamente colados.
Fittipaldi começou a provocar Rega. Ameaçou passar, por duas vezes, em curvas do miolo. Regazzoni fechou a porta nas duas tentativas. Enquanto isso, Niki Lauda voava.
O austríaco foi chegando. Chegando. Chegou. Ele grudou em Emerson. Que baita corrida.
Na 40ª volta os três líderes rasgavam a grande reta.
No final dela, o glorioso Gerard Larrousse, pilotando uma Brabham, andava lento, como de hábito.
Clay Regazzoni tentou uma arriscada jogada ao passá-lo no último momento.
Se desse certo, ele colocaria Larrousse na frente de Emerson e Lauda no início da parte mista do circuito.
Não deu certo. Regazzoni cometeu o mesmo erro de Scheckter e perdeu a mão do carro.
Emerson, brilhante e ágil, ultrapassou Regazzoni. Lauda, não menos talentoso, também.
O piloto brasileiro estava liderando o Grande Prêmio da Bélgica. Vamos tomar fôlego.
Aproveitamos para ressaltar a brilhante e surpreendente corrida de Jean Pierre Beltoise.
O veterano piloto francês, pilotando uma BRM, corria com muito arrojo e combatividade.
Lá na frente, Emerson e Lauda imprimiam um ritmo forte de corrida.
Em pouco tempo os dois abriam um boqueirão para Regazzoni. A disputa pelo vitória, agora, resumia-se a Emerson e Lauda.
Todos os olhos estavam voltados para eles. Poucos notaram, pôr isso mesmo, o belo desempenho de Scheckter.
O Tyrrell 007 estava mostrando as qualidades de um grande projeto, para a alegria de Jody Scheckter.
Emerson e Lauda continuavam a duelar. Na primeira parte da corrida, enquanto perseguia Regazzoni, Emerson virava em 1m14s
Agora, na parte final da prova, Emerson fazia a volta em 1m12
E não conseguia abrir de Lauda. A Ferrari 312 era um carro extraordinário.
Seu motor de 12 cilindros fazia Lauda andar mais rápido na longa reta do circuito de Nivelles.
Emerson contornava a situação no miolo, onde chegava a ganhar terreno.
Na reta, porém, Lauda chegava. Faltavam 10 voltas para o fim da corrida e Niki Lauda resolveu atacar.
Por duas vezes, Lauda chegou a ficar ao lado de Emerson no final da reta.
No lado sujo da pista, porém, o que comprometia a tomada da curva.
Emerson resistia. O desempenho dos pilotos era tão forte que abriram 30 segundos de diferença para Clay Regazzoni.
Regazzoni, por sua vez, estava sofrendo um persistente ataque de Scheckter, na luta para a terceira colocação.
Cinco voltas para o final. Alguns retardatários a frente.
Lauda, um piloto notável, negociou melhor as ultrapassagens e encostou de vez.
As últimas voltas foram uma aula de pilotagem.
Emerson e Lauda, rapidíssimos, não erravam.
Última volta. Lauda tentava. Emerson não dava chance.
Na última curva, antes da reta de chegada, Lauda colou o bico da Ferrari no câmbio da McLaren.
Emerson manteve a trajetória ideal. Lauda não tinha como ultrapassá-lo.
E assim foi. Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada uma fração de segundo a frente de Niki Lauda.
Ainda na última volta, como um prêmio pela bela corrida, Scheckter ultrapassou Regazzoni.
Os primeiros colocados foram: Emerson, Lauda, Scheckter, Regazzoni, Beltoise e Hulme.
Uma grande e inesquecível corrida.
Foi a Segunda vitória do brasileiro no campeonato de 1974.
Emerson liderava o campeonato com 22 pontos, seguido por Lauda ( 21 ) e Regazzoni ( 19 ).
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