Popular Posts

Tuesday, February 22, 2011

Tyrrell P34


 
O P34 foi o modelo de Fórmula 1 da Tyrrell em parte da temporada de 1976 e em toda a temporada de 1977 da F1. Foi guiado por Jody Scheckter, Patrick Depailler e Ronnie Peterson.
 
A inédita configuração de quatro rodas na dianteira, todas elas esterçantes, foi uma tentativa do engenheiro Derek Gardner de reduzir a área frontal do carro, com o uso de pneus menores, e assim obter uma melhor penetração aerodinâmica. A fábrica de pneus Goodyear teve que produzir, especialmente para o modelo, pneus com 10 polegadas de diâmetro.
 
O Tyrrell P34 não chegou a ser um fracasso e até conseguiu alguns bons resultados, como a vitória no GP da Suécia de 1976 e mais 13 podios nas 2 temporadas disputadas, mas apresentou um desempenho prático bem aquém do esperado pela equipe: embora a área frontal realmente diminuísse, a aerodinâmica proporcionada pelo rombudo bico do carro não era das melhores e, principalmente, as rodas traseiras continuaram com as mesmas dimensões dos outros Fórmula 1 da época, o que acabava deixando a área frontal praticamente igual. O mecanismo de suspensão e de direção necessário para fazer as quatro rodas esterçarem mostrou-se complexo e de difíceis acerto e manutenção. E os pneus menores, apesar de não mostrarem uma piora perceptível de desempenho ou maior desgaste, tinham um custo muito alto, devido à baixíssima escala de produção.
 
Para a temporada de 1978 a Tyrrell apresentou o modelo 008, que retomou a configuração convencional de quatro rodas. Alguns anos depois, quando algumas equipes começaram a cogitar a possibilidade de usar quatro rodas motrizes na traseira --- principalmente a Williams, que chegou a produzir um protótipo ---, a Federação Internacional de Automobilismo, FIA alterou o regulamento da F-1 para proibir a participação de carros com mais de quatro rodas na categoria.  
  • Construtor: Tyrrell
  • Produção: 1976-1977
  • Antecessor: Tyrrell 007
  • Sucessor: Tyrrell 008
  • Tipo de Carroçaria: Monoposto de corrida
  • Motor: Ford-Cosworth DFV V8
  • Caixa de velocidades: Hewland FG400, 5 velocidades manuais
  • Peso bruto (kg): 587 kg
  • Modelos similares: March 2-4-0
  • Ferrari 312T
  • Covini C6W
  • Panther 6
  • Designer: Derek Gardner

No comments:

Post a Comment